O retrofit de máquinas é o processo de atualização das máquinas, substituindo ou modernizando peças e softwares por modelos com versões mais recentes. O método implementa correções e novas funcionalidades a partir das características básicas do produto.
A velocidade frenética com que a tecnologia evolui e lança no mercado novas ferramentas produtivas pode tornar as mesas CNC de oxicorte e de corte a plasma ultrapassadas e obsoletas, prejudicando a competitividade e, consequentemente, a lucratividade. Seguir esses avanços tecnológicos com a aquisição de máquinas de corte novas pode gerar um alto custo para a indústria.
Uma solução que vem sendo adotada com eficácia pelas empresas, é o retrofit das mesas CNCs, que possibilita aumentar a vida útil dos equipamentos, investindo apenas em algumas atualizações, ao invés de trocar todo o maquinário. Dessa forma, a manufatura garante o aumento da produtividade com a modernização das máquinas no melhor custo-benefício.
O retrofit de máquinas é o processo de atualização das máquinas, substituindo ou modernizando peças e softwares por modelos com versões mais recentes. O método implementa correções e novas funcionalidades a partir das características básicas do produto.
Essa é a solução mais viável para empresas que querem modernizar suas máquinas de corte a plasma ou oxicorte sem realizar um grande investimento, além dessa prática estar totalmente alinhada à uma visão mais sustentável de negócio.
Com os CNCs mais modernos, a fábrica ganha inovação, eficiência energética, economia , normalização as regras de segurança vigentes pela legislação, em especial a NR12, melhores condições de trabalho para os colaboradores, reaproveitamento de peças e equipamentos. Bom, já deu para imaginar o quanto essas mudanças revertem em aumento financeiro para a empresa.
Diferença entre retrofit de mesa oxicorte/plasma e manutenção
Retrofit ou retrofitting em tradução literal significa modernizar, melhorar, aperfeiçoar. Na indústria, tem a função de atualizar peças específicas para potencializar máquinas ultrapassadas.
Reformar significa reparar, restaurar, consertar. Trata-se de fazer a máquina voltar às condições originais, como substituir rolamentos, componentes eletrônicos ou fusos de esferas que apresentam defeito para que eles voltem a desempenhar normalmente suas funções.
A manutenção, por sua vez, é a realização de reparos ou ações com o objetivo de manter ou conservar o maquinário. Em geral, são cuidados e medidas preventivas para que o equipamento continue executando suas tarefas com máximo potencial. Deve-se adotar a manutenção preventiva, como uma série de práticas contínuas na planta visando a inspeção, limpeza, substituição programada de peças com curto tempo de vida útil, entre outras ações de preservação do equipamento.
A primeira etapa do processo de retrofit de uma mesa CNC é a avaliação de desempenho do equipamento, quando é definido qual é o objetivo do projeto e todos os componentes da máquina são observados. Para realizar uma verificação completa e identificar a condição real de cada peça, os equipamentos são desmontados.
Depois disso, a partir do projeto original da mesa, é elaborada uma nova proposta com as melhorias necessárias. Primeiro, trocam-se as partes referentes ao hardware, substituindo todas os componentes que não serão mais utilizados. Posteriormente, acontecem as mudanças relacionadas ao software, que pode ou não ser compatível com o anterior. Neste caso, o novo controlador é desenvolvido com base nos dados do operador e do mantenedor responsável pela máquina.
À medida que o processo de implantação é concluído, são realizados pequenos testes para conferir se tudo está funcionando perfeitamente. Ao final, é feito um teste completo para ajustar os últimos detalhes.
O retrofit está diretamente ligado à automação. Com o avanço da autonomia de máquinas em seus processos produtivos é fundamental manter a conectividade com o restante da manufatura. O processo de retrofit de máquina é a melhor oportunidade para modernizar esses equipamentos, tornando possível a automação. Permitindo que a tecnologia faça máquinas realizem suas tarefas sem precisar de intervenção humana substituindo os processos manuais e interligar as ferramentas de todas as etapas da cadeia produtiva
O resultado desta conectividade é o aumento da produtividade, redução de custos, otimização de recursos e materiais, maior segurança para os colaboradores.
Aproveite o início de um novo ano, quando são tomadas decisões para os próximos meses para incluir a atualização do parque industrial no checklist de prioridades da empresa.
Converse conosco e confira como você e sua empresa podem ser Elite, mesmo sem adquirir um equipamento novo.
Descubra as melhores práticas e inovações que podem transformar sua produção industrial! Baixe agora o eBook exclusivo da Elite e otimize seus processos com precisão e eficiência.
Baixar o e-bookTudo o que você precisa saber para operar e manter suas máquinas com excelência. Acesse o manual completo da Elite e maximize o desempenho dos seus equipamentos!
Baixar o manual