Você está em busca de um método para melhorar a performance de seus processos, a qualidade de seus produtos ou serviços, e a satisfação de seus clientes?
Talvez você já tenha ouvido falar em Gemba Walk, mas não sabe exatamente o que é nem como colocar em prática.
E é exatamente isso que vamos abordar aqui: o que é, sua origem, seus objetivos e benefícios para setores industriais.
Vamos mostrar também como preparar, realizar e acompanhar um Gemba Walk eficaz, assim como os erros a evitar.
Gemba Walk é uma prática que consiste em ir ao local de trabalho onde o valor é criado para observar os processos em ação, escutar os colaboradores, identificar os problemas e encontrar oportunidades de melhoria.
O termo “Gemba” significa “verdadeiro lugar” em japonês, e o termo “walk” quer dizer “caminhada” em inglês.
Portanto, implica em uma caminhada ativa e participativa por parte do gestor ou dirigente que se desloca na fábrica para ver a realidade tal como ela é, e não como deveria ser ou como é percebida.
O Lean management é uma abordagem que visa maximizar o valor agregado para o cliente minimizando os desperdícios nos processos.
É baseado em cinco princípios:
O Gemba Walk é uma ferramenta que permite colocar em prática esses princípios, sobretudo o último, sendo a maneira de implementar a prática do ciclo PDCA (Plan-to-Check-Act) do Lean management.
A caminhada Gemba possui vários objetivos, que estão ligados entre si, que são:
A aplicação do Gemba Walk apresenta diversas vantagens para a empresa, a gestão e colaboradores.
Para a empresa, possibilita melhorar o desempenho dos processos, a qualidade dos produtos ou serviços, a satisfação dos clientes, e a rentabilidade.
Já para a gestão, o Gemba Walk permite desenvolver uma visão global e sistêmica da organização, tomar decisões informadas e pertinentes e reforçar a liderança.
Por fim, os colaboradores, é uma abordagem que permite valorizar o trabalho, estimular a criatividade e sua autonomia, aumentar sua motivação e engajamento.
Antes de tudo, vale ressaltar que o Gemba Walk pode ser realizado por diferentes níveis de gestores, de acordo com o objetivo definido.
Por exemplo, o dirigente da empresa, o diretor operacional ou o responsável pela qualidade, bem como pelo chefe do projeto ou responsável pela equipe.
O desenvolvimento do Gemba Walk pode variar de acordo com o tipo de processo observado, a duração, o número de participantes, etc.
No entanto, podemos destacar quatro etapas que são comuns a toda caminhada Gemba, que são:
Trata-se de estar no lugar onde ocorre o processo, e observar atentamente as diferentes etapas do processo, sem intervir nem atrapalhar o trabalho.
A observação deve ser feita com um “olho crítico”, fazendo perguntas como: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por que?
A escuta refere-se a dialogar com os colaboradores que realizam o processo, escutá-los com empatia e respeito.
Ela deve ser feita com uma mente aberta, levantando questões como: Quais são suas dificuldades? Quais são suas sugestões? Quais são suas boas práticas?
A análise consiste em sintetizar as informações obtidas no momento da observação e da escuta, e compará-las com os objetivos do processo.
Para isso, a análise deve ser feita com uma lógica rigorosa, se fazendo perguntas como: Quais são os erros? Quais são as causas? Quais são as consequências?
A ação trata-se de propor soluções de melhoria para reduzir ou eliminar os erros identificados no momento da análise, e colocá-las em prática com o consentimento e participação dos colaboradores.
Essa etapa deve ser feita com um método estruturado, se colocando questões como: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Como verificar?
Para que a caminhada Gemba seja realmente eficaz, é necessário respeitar algumas recomendações quando for implementada.
Confira algumas orientações práticas para alcançar os melhores resultados:
Erros podem ser cometidos durante a fase de preparação, implementação ou até numa interpretação equivocada dos resultados.
Por exemplo, na etapa de preparação, um dos erros é não definir claramente os objetivos do Gemba Walk, o que pode levar a uma falta de foco e perda de tempo.
Portanto, é necessário definir objetivos SMART, alinhados com a estratégia da empresa e comunicados a todos.
Já ao longo da implementação, que é a fase mais importante, é preciso evitar certos erros que podem afetar a qualidade e a credibilidade do Gemba Walk.
Por exemplo: não respeitar o trabalho dos colaboradores, não escutá-los ativamente, não observar objetivamente os processos, como também não propor soluções adaptadas aos problemas observados.
Por fim, para evitar uma má interpretação dos resultados, é indispensável medir os indicadores de desempenho definidos na preparação, levar em conta o contexto e o ambiente no qual os processos evoluem, bem como comunicar os resultados aos colaboradores e envolvê-los na obtenção das ações de melhoria.
Para que o Gemba Walk seja eficaz, é necessário o engajamento de todos, como as lideranças e os colaboradores, de maneira que faça parte da cultura da empresa.
A participação dos líderes e dos colaboradores é essencial para criar uma cultura de melhoria contínua na empresa e para otimizar os processos.
Por fim, a caminhada Gemba deve ser integrada na rotina de negócios da empresa, considerando que não é um evento pontual ou excepcional, mas uma prática regular e sistemática, visando a excelência operacional.
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